O que determina o valor de um roteiro de vídeo

É comum haver uma dúvida sobre qual o valor a ser pago por um roteiro de vídeo. No mercado audiovisual isso não acontece tanto, porque já se conhecem os profissionais e os valores praticados, mas nas faculdades e outras organizações que pretendem criar cursos de ensino a distância de qualidade ou programas de treinamento com uma boa estrutura técnica e pedagógica, é muito comum haver essa dúvida.

A dificuldade de mensurar o valor não é apenas pela falta de prática no mercado, ela acontece, sobretudo, por conta das muitas variáveis que envolvem o trabalho. Vamos conhecer, então, quais são as variáveis que determinam o valor de um roteiro de vídeo:

Valor de cada profissional

Primeiramente, por se tratar de um trabalho de criação, cada profissional cobra seu valor. Esse valor tem a ver com seu histórico profissional, com o custo de vida e os valores de mercado na região onde atua, assim como com sua formação, sua disponibilidade de tempo, seu reconhecimento, entre outros aspectos que cada um considera na hora de fazer um orçamento. O mesmo acontece em qualquer mercado que lide com contratações de natureza semelhante, como de artistas, consultores(as), palestrantes (de todas as áreas) e assim por diante. Há, portanto, uma gama extensa de valores sendo praticados no mercado.

Volume de trabalho/ criatividade

Para além disso, o que determina o valor de um roteiro não é simplesmente a extensão de páginas ou do vídeo, é o volume de trabalho que ele demanda. O número de páginas, ou o tempo do vídeo, pode até dar uma medida do volume de trabalho, mas para fixar um valor é importante levar em consideração os outros aspectos. Um deles é o nível de criatividade exigido pelo roteiro.
Podemos ter necessidade, por exemplo, de um roteiro de videoaula, em que o(a) roteirista vai pegar o texto de uma professora, colar sem alterações na coluna de áudio[1] e apenas indicar a entrada de alguns letreiros, em determinados momentos da videoaula. Trata-se de um trabalho relativamente simples. Digamos que esse seja o roteiro de um vídeo que terá cerca de cinco minutos de duração. Por outro lado, imaginemos a necessidade de um roteiro para um vídeo de um minuto, que terá locução e animação gráfica. Quem for responsável pelo roteiro precisará criar a locução e criar toda a computação gráfica, que pode ser bastante complexa. Ou seja: no caso desses dois exemplos, o roteiro de um minuto deve ter um valor mais alto que o roteiro de cinco minutos.

Outro exemplo, um pouco mais exagerado: um slogan publicitário é apenas uma frase, mas tende a ser mais caro que qualquer um dos roteiros mencionados acima. É claro que o mercado publicitário pratica valores mais altos e que o slogan normalmente não é uma solicitação isolada, ele faz parte da criação de uma campanha. De qualquer forma, esse exemplo mostra como o número de palavras pode ser bem relativo. Importa mais, como se vê, o grau de criatividade necessário para a elaboração do roteiro.

Estudo necessário

Outro aspecto que altera muito o volume de trabalho de elaboração de roteiro é o material que serve de base para sua criação. Por exemplo: Imagine que nós precisamos de um roteiro para um vídeo curto, de um minuto, que resumirá os cinco módulos de um curso. No entanto, é necessário que o(a) roteirista crie uma nova maneira de abordar o conteúdo. Um resumo entregue pelo(a) docente responsável pelo curso não permitira encontrar uma nova abordagem. E não há ninguém que possa fazer reuniões com o(a) roteirista. Por isso, a pessoa que for escrever o roteiro terá que estudar um volume razoável de material, ainda que não seja do curso inteiro. Isso tomará um tempo grande de estudo e exigirá a elaboração de uma síntese do material, visando atingir os objetivos do vídeo.

Acontece também de ser necessário pesquisar parte do conteúdo ou fazer entrevistas que servirão de base para a escrita do roteiro. Esse trabalho transcende em muito a simples escrita das palavras em um documento de Word ou Pages. Por isso, o estudo necessário para sua elaboração interfere também no valor do serviço de criação de um roteiro.

Sendo assim, o ideal é ter um briefing detalhado que possa orientar o(a) roteirista na hora de fazer um orçamento, considerando todas essas variáveis. E deve-se compreender, evidentemente, que cada profissional tem seu valor.


Prof. Dr. Candeias

© Candeias
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