Dicas de como escrever um bom roteiro para videoaulas

Quem trabalha com vídeo sabe que a elaboração do roteiro é um dos passos mais importantes para o resultado de todo o projeto. Afinal, o roteiro é o documento que organiza e direciona os objetivos, transpondo-os para o formato desejado: o vídeo.

Se isso serve para qualquer produção de vídeo, no caso das videoaulas é importante pensar também (sobretudo, eu diria) nos objetivos pedagógicos, que devem estar definidos no plano de ensino e nos planos de aula. Novamente, é o roteiro que vai transformar os objetivos em linguagem de vídeo. Nos dois casos (pedagógico ou comercial), a ligação entre os objetivos e o restante de toda a produção precisa ser concretizada no roteiro. Ele é o plano, a arquitetura do trabalho.

Durante todas as etapas de produção podem surgir novas ideias, que não foram cogitadas e, por isso, não estão no roteiro. Elas são bem-vindas, é claro, mas se não tivermos objetivos bem definidos e um bom roteiro para realizá-los no formato de vídeo, não saberemos nem tomar a melhor decisão sobre adotar as ideias surgidas na última hora ou manter o que foi planejado. Assim, o roteiro tem, ao menos, as seguintes finalidades:

  • Selecionar o melhor meio de atingir os objetivos do plano de ensino (que equivaleria ao chamado briefing nos vídeos corporativos e filmes publicitários);
  • Editar o conteúdo a ser transmitido, para que a videoaula tenha a duração programada e seja atrativa no formato audiovisual;
  • Servir como um documento a partir do qual todos os envolvidos podem visualizar como deverá ser o resultado da videoaula e sugerir alterações até que se chegue a um acordo;
  • Como decorrência do item anterior: garantir que todas as partes estão satisfeitas com o projeto, antes de entrar na fase de produção do vídeo, que envolve muito mais pessoas, tempo e custos;
  • Definir a linguagem do vídeo;
  • Guiar o(a) diretor(a), professores(as) ou apresentadores(as) e editor(a) de vídeo, para que realizem o que foi acordado entre todas as partes envolvidas no projeto, minimizando riscos e aumentando as chances de sucesso da produção;

Ou seja: Para obter o melhor resultado e reduzir ao máximo os riscos de desperdício de trabalho e dinheiro, devemos investir todos os esforços na criação do roteiro das videoaulas.

Prof. Dr. Candeias

© Candeias

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